Em mercados cada vez mais competitivos, torna-se fundamental pensar em como diferenciar a empresa.

Basta lembrar que o consumidor de hoje é muito mais ativo e está sempre fazendo pesquisas na internet para comparar empresas e escolher a que mais atende às suas expectativas.

A questão é: como se destacar no meio da multidão?

É o que pretendemos responder com neste post.

Aqui você irá encontrar:

O que é diferencial competitivo?
Tipos de diferenciação
5 dicas preciosas de como diferenciar a sua empresa
Acompanhe a leitura!

O que é diferencial competitivo?
Diferencial competitivo é um elemento, ou conjunto de elementos, que atribui exclusividade à uma empresa em relação aos concorrentes, aumentando as chances de crescer no mercado.

Essa diferenciação pode estar tanto em algo que uma empresa faz diferente ou melhor do que outras empresas.

Um exemplo é o atendimento rápido ou então o preço, que pode ser mais atrativo do que o da concorrência e chamar mais atenção do público-alvo.

Quando uma empresa tem diferenciais competitivos, ela pode obter muitos benefícios como:

Impacto positivo no faturamento
Atração de novos clientes
Retenção de clientes antigos
Melhor posicionamento no mercado
Tornar-se referência no ramo de atuação
Mas para que o diferencial escolhido seja de fato competitivo, o cliente precisa enxergá-lo como vantagem a ponto de escolher a sua empresa como a melhor opção.

Tipos de diferenciação
Para te ajudar a encontrar um diferencial competitivo, listamos alguns exemplos de diferenciação que podem ser aplicadas na sua empresa.

Diferenciação de preço
Essa estratégia é bastante utilizada por empresas que buscam se diferenciar no preço, mas é preciso dar atenção a alguns pontos:

Lembrar que o público-alvo deve gostar da ideia de pagar menos;
Saber que sem planejamento o preço baixo prejudica o caixa;
Pode ser uma alternativa boa, mas torna-se necessário planejar, conhecer a margem de lucro e negociar com os fornecedores de modo a não desequilibrar as contas por ofertar produtos com preço mais competitivo.

Diferenciação de qualidade
Quando o público é um pouco mais exigente e tem mais interesse na qualidade do que no valor que irá pagar, é uma boa estratégia enfatizar a qualidade como um diferencial competitivo.

Mas para competir com a concorrência e ganhar esse cliente, é necessário superá-la na qualidade do que oferece.

Um exemplo é utilizar materiais e insumos da mais alta qualidade ou então fechar negócio com os melhores fornecedores e destacar isso na comunicação.

Diferenciação no atendimento

Essa estratégia é muito parecida com a anterior. O foco do cliente não é no preço, mas na experiência de consumo que ele terá.

Nesse sentido, o atendimento personalizado é o grande diferencial aqui, pois faz com que o cliente se sinta valorizado.

É sempre indicado realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes para identificar o que eles gostariam de receber da empresa. Esse dado pode ser muito útil para aperfeiçoar a estratégia e otimizar o atendimento.

Um atendimento personalizado pode trazer agilidade, atenção individualizada e um pós-venda organizado e encantador.

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